UMA TERRA PROMETIDA

Olá caros leitores.

Hoje teremos a resenha do volume um da bibliografia de Barack Obama, chamada Uma Terra Prometida, lançado no final de 2020. Confesso que foi a primeira bibliografia que li e que não tenho o costume dessa modalidade de leitura, porém vejo no Obama um homem íntegro, com muita compaixão e ombridade, o que me fez ter a vontade de ler sua história de vida.

Como falei anteriormente este é o volume um, que se encerra no ano de 2011, logo após a morte de Osama bin Laden e não há, ainda, data para o lançamento do volume dois.

Obama, que nasceu em Honolulu no Havaí, inicia sua bibliografia contando a história de sua família, de sua mãe, de seus avós maternos, e sobre seu pai, o qual não teve convívio. Conta também sobre sua infância na Indonésia, em que viveu com a sua mãe, seu padrasto e irmã mais nova, para depois contar o seu retorno a Honolulu onde passou a morar com seus avós maternos.

Obama deixa evidente em seu livro que desde criança sua mãe incentivava a leitura e que leu diversas obras de diversos autores clássicos da literatura, além de estudar filosofia, política, economia, que isso contribuiu muito para sua educação e experiências na vida. Aqui fica um ponto importante de como a leitura é necessária na vida das pessoas e que com certeza sem ela Obama não teria chegado a presidência.

Após contar sobre sua infância, Obama passa a vida de universitário, iniciando seus estudos na Occidental College, onde um tempo depois se transferiu para Columbia, se tornando assim bacharel em ciências politicas. Depois de alguns anos, mais precisamente em 1988, ingressou na faculdade de direito de Harvard, onde se formou como advogado.

Foi como estagiário de direito que Obama conheceu sua futura esposa Michelle e nesse ponto de sua bibliografia passa a contar sobre sua relação com ela e o como a admira pela mulher forte que é, além da boa relação que tem com a família de Michelle. Obama em toda sua bibliografia conta da sua relação com a esposa e com as filhas, e como lida com os tempos em que está ausente da vida das mesmas e como estas lidam também. Fica nítido que sua base sempre foi e sempre será sua família.

Antes de entrar na política os objetivos profissionais de Obama, que já era assistente social em Chicago, eram ser professor de direito e escrever livros, sem nem ter pretensão da vida política. Ocorre que observando as condições difíceis em que viviam as pessoas de baixa renda, e sentindo-se incomodado com tal situação, decidiu então concorrer para Senador do Estado de Illinois. Após o Senado de Illinois concorreu para o Senado dos Estados Unidos e como já tinha uma boa fama para presidente dos Estados Unidos.

Quando eleito presidente Obama tinha em suas mãos um país passando pela pior crise financeira desde a Grande Depressão de 1929, e conta detalhadamente o motivo que levou essa crise financeira, chamada de crise do subprime, qual foi a solução que seus economistas e ele encontraram para sair desta bolha, solução esta que ficou denominada como “teste de estresse” e sua delicada e crítica relação com os banqueiros e os investidores de Wall Street, principalmente após o ocorrido de que estes estavam utilizando do bailout (injeção de liquidez em instituições financeira próxima a falência para que possam honrar seus compromissos de curto prazo) para darem bonificação aos seus diretores, que com o dinheiro recebido compravam jatos e iates.

Obama deixa muito bem demonstrado a polarização politica existente nos Estados Unidos entre democratas e republicanos, e como os republicanos dificultavam para que nenhum projeto dos democratas, principalmente os elaborados pelo presidente, fossem aprovados tanto no Congresso como no Senado. Essa polarização e dificuldade de aprovar um projeto ficou evidente principalmente na parte em que conta do ObamaCare, que é uma Lei de Proteção e Cuidado Acessível ao Paciente.

Outro ponto crucial em sua bibliografia, são as guerras no Iraque. Iniciou sua campanha deixando claro que era contra as guerras Iraquianas e culpava o partido republicano por elas, todavia em determinado momento de sua presidência, foi necessário enviar mais trinta mil soldados para a guerra, até que montaram um plano para a retirada das tropas, porém ao enviar mais homens causou uma má impressão para seu governo.

Outros assuntos importantes foram as revoluções da Primavera Árabe, a crise financeira na Grécia, os encontros com o G20 e com a ONU, suas viagens ao exterior e inclusive uma delas até Brasília, na época do governo Dilma e ao Rio de Janeiro, onde foi ao Cristo Redentor.

Por fim, o livro termina, na minha parte favorita, em que encontram Osama bin Laden, vivendo em uma mansão no Paquistão. Assim, Obama juntamente com a CIA, desenvolve um plano militar, com os melhores homens da Inteligencia, para em uma missão capturarem bin Laden. Com a expedição militar sendo um sucesso, o que resultou na morte de bin Laden, Obama obteve uma melhoria em sua fama, o que o ajudou nas reeleições.

Assim, seu livro acaba nesse ponto, em meados de maio de 2011 e ficamos no aguardo do volume 2, que com certeza trarei a resenha para vocês. 🙂

Publicado por Flávia de Oliveira

Olá, meu nome é Flávia de Oliveira, sou uma geminiana de 25 anos, formada em direito e especializada em direito tributário e previdenciário, além dos livros, sou apaixonada por viajar e conhecer novos lugares, ao mesmo tempo que amo maratonar uma série sexta feira a noite eu também amo sair com meus amigos, gosto de ter uma vida saudável e ir para academia (mas nem sempre fui assim), sou do litoral de São Paulo e apaixonada por praia e por fim sou viciada em aprender coisas novas. Tenho o desejo de incentivar cada vez mais as pessoas a buscarem conhecimentos e formarem suas opiniões, por este motivo gravo resenhas dos livros em igtv, lá no instagram, sigam lá e aproveitem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: