O MUNDO ASSOMBRADO PELOS DEMÔNIOS

Olá, caros leitores.

Antes de começar a resenha do livro, irei contar um pouco sobre seu autor, Carl Sagan, que eu particularmente adoro. Carl Sagan foi um astrônomo, físico, matemático e cientista importantíssimo para o século XX, lançando inúmeros livros e artigos. Sagan era agnóstico, ou seja, não afirma, porém não nega que exista uma força inteligente invisível que move o universo e por diversas vezes nesse livro, cita a frase de David Hume, do século XVIII “a ausência de evidencia não é a evidencia da ausência”.

OBS: irei apresentar aqui a parte mais teórica do livro, deixando de fora as que abordam sobre matemática, física, química, pois por não serem matérias que lido no meu dia a dia, posso acabar desestimulando a leitura, por não saber como explicar.

Sagan inicia o livro refutando lendas que os seres humanos acreditam, porém que cientificamente é impossível ter existido, como Atlântida. O autor explica que pelo movimento do solo do mar e os deslocamentos das placas tectônicas é impossível ter existido um continente entre a América do Norte e a Europa.

Outro assunto muito abordado no livro é a crença que os seres humanos tem em extraterrestres. Como cientista e astrônomo que juntamente com a NASA trabalhou para buscar vida em outros lugares do universo, explica que os episódios de aparições de desenhos extraterrestres em pastos ou trigos eram na verdade os fazendeiros querendo atrair a mídia. E acabavam frustrados que no final os repórteres ficavam famosos por divulgar as noticias e eles não podiam contar que foram eles próprios quem desenharam.

Explica que a maioria das pessoas que alegam terem sido sequestradas por UFO’S (objeto voador não identificado) sofreram abusos sexuais por alguns de seus parentes na infância.

Outro assunto importante que o autor traz no livro foi o início da discussão sobre a criação da bomba atômica e seu criador, além de explicar como a bomba termonuclear pode ser muito mais potente e fatal, que as bombas atômicas, podendo aniquilar os seres vivos. Sagan aborda esse assunto em seu livro, pelo fato de que muitas pessoas tem avesso a física e a físicos, por justamente terem o poder de fazer mal a raça humana e outros seres vivos, e ele demonstra que esses físicos são a minoria, sendo eles criticados por apoiarem armas que possam extinguir a vida na Terra.

Entende o autor que a caça as bruxas foram o maior delírio coletivo da história humana, justamente pela crença dos homens em demônios, sendo que não há comprovação de que exista. Na caça as bruxas, a pessoa que delatava alguma mulher (na maioria da vezes eram mulheres, infelizmente) recebia por isso, então um pai de família que estava vendo seus filhos passarem fome, delatava alguma vizinha, por motivos totalmente desconexos, as vezes até por causa de uma cicatriz, para ganhar uma recompensa monetária. Ocorreu que com as acusações aumentando, começou que as pessoas de classe média e classe alta estavam sendo acusadas e condenadas também, o que veio a colocar um fim na Inquisição, levando em consideração que uma hora não sobraria ninguém para contar história.

Por fim, Sagan defende a ciência na vida política e como os sistemas de educação deveriam incentivar mais a pesquisa e o governo financiar mais a ciência e os cientistas.

Bom pessoal, espero que tenham gostado, caso tenham gostado compartilhe com amigos e familiares e este livro eu comprei pela Amazon, no preço de R$ 28,90, porém neste momento esta R$ 23,50. 🙂

Publicado por Flávia de Oliveira

Olá, meu nome é Flávia de Oliveira, sou uma geminiana de 25 anos, formada em direito e especializada em direito tributário e previdenciário, além dos livros, sou apaixonada por viajar e conhecer novos lugares, ao mesmo tempo que amo maratonar uma série sexta feira a noite eu também amo sair com meus amigos, gosto de ter uma vida saudável e ir para academia (mas nem sempre fui assim), sou do litoral de São Paulo e apaixonada por praia e por fim sou viciada em aprender coisas novas. Tenho o desejo de incentivar cada vez mais as pessoas a buscarem conhecimentos e formarem suas opiniões, por este motivo gravo resenhas dos livros em igtv, lá no instagram, sigam lá e aproveitem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: